Quem faz a História? O sujeito histórico.


Aprendemos que  todas as pessoas que fazem parte de uma sociedade – crianças, jovens, adultos, mulheres, homens, pobres, ricos - constroem a História.

Quando convivemos com a família e com os grupos sociais, quando tomamos  decisões, acreditamos em algo, participamos da história. Por isso, somos chamados de sujeitos históricos.

Você também é um sujeito histórico. Pense nas atividades que você faz durante o dia, nos lugares que frequenta, nas pessoas com quem você se relaciona… Você está escrevendo a sua própria história e participando da história de outras pessoas!

About these ads

Sobre Blog da Turma do Amanhã

Este é um blog com conteúdo didático do 6º ano de História, elaborado pela professora Renata Telha.

Publicado em 22/02/2011, em Para que estudar história? e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. nao gostei muito tem que dar mais informaçao?

  2. Eu quero saber o que e Sujeito na historia, minha questão ta dissendo assim: Todas as pessoas são sujeitos da Historia. Pensando nisso (e nos historiadores do futuro) Pesquise o significado da palavra SUJEITO
    me ajudem porfavor!

    • Desculpe-me pela demora em respondê-lo, Bruno. Mas tive que ficar durante algum tempo sem poder movimentar o blog. Acredito que vc já tenha encontrado a resposta. Pense em sujeito com a mesma lógica que aprendemos em português. Sujeito é aquele que faz uma ação. Em ” Bruno escreveu uma mensagem”, o sujeito é aquele que cometeu a ação de escrever, ou seja, Bruno. Da mesma maneira, no nosso dia a dia, toda vez que agimos, decidimos, escolhemos, estamos atuando em nossa própria história e participando da história de nossa sociedade. Por isso, somos sujeitos da História. Obrigada pela visita,
      prof. Renata.

  3. nos mesmo

  4. acho que é um pouco de mais para menos !!! disse e não disse !!! …Mais informações que possam ser utilizadas em trabalhos !!!(escolares no meu caso)

  5. eu preciso pra um trabalho o resumo da ação dos sujeitos historicos

    • Então, Alana, vamos entender melhor? De acordo com o texto, “quando convivemos com a família e com os grupos sociais, quando tomamos decisões, acreditamos em algo, participamos da história. Por isso, somos chamados de sujeitos históricos”. Se todos nós fazemos algo do que foi mencionado acima, estamos atuando como sujeitos históricos.
      Vamos a um exemplo?! Este ano teremos eleições em nosso país. São os cidadãos que escolhem seu representante político através do voto. Portanto, agimos como sujeitos históricos quando votamos. A história que será construída a partir da eleição de um candidato a presidência, por exemplo, é responsabilidade de cada um de nós, sujeitos da história.

  6. esta faltando informaçoes

  7. ola gostaria que me ajuda-se na minha questão esta assim; LEMBRANDO QUE TODOS SOMOS SUJEITOS HISTÓRICOS,CONTEM EM UM BREVE TEXTO,UM EEMPLO RECENTE DA AÇÃO DE UM OU MAIS SUJEITOS HISTÓRICOS..

  8. rita de cassia s.santos

    quero uma atividade para história dentro do conteúdo conhecer o passado

  9. rita de cassia s.santos

    quero atividade melhor de se compreender

  10. preciso de ajuda para fazer uma pesquisa minha questão diz assim; a partir da leitura daquilo do que é um sujeito histórico ,tente enquadrar as sua ações ,descrevendo as sua ações como um sujeito histórico você se considera um sujeito histórico ?por que?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 630 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: